Saneamento de dados para SPED - PIS/COFINS cms 2

Descubra os problemas mais comuns na geração dos arquivos SPED PIS/COFINS e aprenda como resolvê-los.

Os problemas mais comuns decorrem do lançamento incorreto das informações de:

  1. NCM de saída.
  2. Informações adicionais na ficha do produto.
  3. Campos PIS/COFINS em Notas Fiscais de entradas
    • Este problema é, comumente, causado pelo lançamento das notas fiscais de compra sem a importação do arquivo XML. Ou, mesmo fazendo uso do XML, não adequar os campos CST e alíquotas informados pelo fornecedor aos campos CST e alíquotas de entrada, necessários ao aproveitamento dos créditos dos tributos. Para detalhes sobre a obrigatoriedade da importação do arquivo XML, leia: http://www.fazenda.gov.br/confaz/confaz/ajustes/2010/aj_008_10.htm

Para sanar estas pendências no Staff500, existem duas maneiras:

  1. Correção manual - veja como em: Procedimento manual para saneamento de dados do SPED - PIS/COFINS
    1. Revisar cada NCM de saída.
    2. Revisão das informações adicionais de cada produto cadastrado.
    3. Revisão de cada item de cada nota fiscal de entrada.
    4. Revisão de cada item de cada nota fiscal de saída.
  2. Contratar o serviço de saneamento de dados disponibilizado pela Audisoft para correção dos casos genéricos

 

Temos um caso onde em um mês somente, existiam 43500 erros. Estes erros foram reduzidos a zero após a execução do serviço de saneamento de dados.

O que é oferecido neste serviço de saneamento de dados?

  1. Arbitramento de dados na ficha do produto: 
    1. Código do gênero do item: Serão utilizados os dois primeiros caracteres do NCM.
    2. Tipo do ítem: Será utilizado “00” - Mercadoria para revenda.
    3. Código tributação ISSQN: “N”.
  2. Arbitramento das alíquotas do PIS e da COFINS nas notas fiscais de entrada conforme tributação definida nos NCMs de cada produto e tabela de referência abaixo: 
CST Saída     CST Entrada
 01                   50
 06                   73
 07                   71
 08                   74
 09                   72

Procedimento para saneamento de dados através do serviço:

  1. Usuário deve revisar a configuração dos NCMs de saída, lançando os valores corretos nas telas PIS / COFINS
  2. A Audisoft atualiza a ficha do produto e exporta as configurações para as notas de entrada e de saída.
  3. Usuário deve corrigir as excessões por produto na tela de informações adicionais.
  4. A Audisoft exporta as configurações para as notas de entrada e de saída.
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