Nota fiscal complementar – entrada

A nota fiscal complementar é utilizada para corrigir as tributações aplicadas em nota fiscal emitida anteriormente. Portanto, somente os valores dos impostos em destaque deverão ser exibidos nesse tipo de documento fiscal. As mercadorias geradoras desses impostos serão descritas na nota fiscal, porém com todos os campos de valores zerados.

Antes de incluir a nota fiscal, verifique se o CFOP desejado já está cadastrado com as configurações necessárias para essa operação, que é a opção ‘’Complementar’’.  Acesse Faturamento>utilitários>CFOP.  O CFOP da nota fiscal complementar deve ser o mesmo utilizado na nota original, mas para isso crie uma variação deste CFOP, já que não é permitido o cadastro duplicado.  EX: Para criar uma variação de CFOP 1102, inclua-o novamente acrescentando 1,2 ou 3, ou qualquer outra variação que esteja disponível. Informe na natureza, ‘’Nota fiscal complementar’’. Na finalidade, delete o campo e escolha ‘’Complementar’’.

Nos parâmetros, devem ser marcados com X, somente os campos dos tributos desejados para aquele CFOP, com tributado de ICMS, IPI ou ICMS ST. Não deixe de marcar ‘’Complementar’’, para indicar que somente os tributos devem ser calculados na nota fiscal.

Para entrar com a nota fiscal, inclua o CFOP indicado acima e os dados do emitente. No transportador, escolha a opção ‘’Sem frete’’. Inclua o produto com o valor unitário que servirá de base para o cálculo do imposto. EX: Se o valor do ICMS desejado é de R$18,00, o valor total do produto deve ser R$100,00. Caso não saiba fazer esse cálculo, consulte seu contador.

Lembre que, na inclusão, o produto trará todas as configurações cadastradas para sua venda. Sendo assim, pressione A para alterar, corrija o CFOP e altere os tributos para gerar o cálculo desejado.

Volte à tela principal e pressione P para processar a nota fiscal.

Categoria Pai: Manuais
Categoria: Faturamento