Gestão da carteira de cheque e conciliação bancária

 

O sistema de controle bancário oferece ferramentas de gestão financeira, não apenas de controle dos cheques recebidos e emitidos como toda a movimentação financeira das contas bancárias como conciliação, transferência, saque, depósito, desconto, caução, negociação.
Na conclusão de uma venda, ou de um recebimento, sempre que a opção escolhida for cheque, torna-se obrigatório o preenchimento dos dados completos, desse cheque que será lançado na carteira credora. Também no caso dos pagamentos, quando a quitação for com cheque, informe o banco contra o qual foi emitido, o número do cheque e deve ser baixado automaticamente na data do vencimento. Caso a opção for pela baixa manual, busque esse cheque na carteira devedora e pressione B de baixa na data coincidente com a da movimentação do seu banco.
Para que sejam possíveis essas operações, é imprescindível o cadastro correto das contas bancárias. Para isso vá em Staff500 > bancos, abra a ficha com ENTER e pressione I de inclui. Cadastre todos os dados da conta corrente, lembrando, que somente uma conta classificada como “empresarial” poderá fazer transações financeiras com a empresa. Para acessar os cheques, escolha Bancos > Movimentação, e escolha a carteira credora ou devedora.

Carteira credora


Na carteira credora estão todos os cheques recebidos pela empresa oriundos das quitações de vendas e recebimentos, ou lançados manualmente.
As baixas de cheques podem ser feitas em duas modalidades, por borderô, ou individualmente. As baixas individuais são, RESGATE, que pode ser efetuado total ou parcial. Ou baixa por insolvência, nesse caso pressione P sobre o cheque e informe sua classificação como PERDIDO. Lembrando, que os cheques em atraso estão sujeitos aos mesmos juros aplicados aos documentos de crédito, quando o cheque for resgatado pelo emitente ou responsável.
Baixa de cheques: o caminho é Staff500 > Bancos > Movimentação > Carteira credora > Carteira > Baixa de cheques.

Borderô de saque

 

 

Essa modalidade é utilizada quando se pretende efetuar o saque de um ou mais cheques. Escolha os tipos de cheque e com ENTER abra o borderô. Digite o código se pretende sacar os cheques de um banco, especificamente e se quiser trazer os todos os cheques já marcados, marque um X em “a sacar” e confirme. Caso contrário deixe desmarcado e depois da lista de cheques disponíveis aberta, marque ou desmarque os desejados com ENTER. Para imprimir o borderô efetuar a baixa, pressione ESC e confirme a impressão. Se quiser desistir pressione ESC e abandone o borderô.

Borderô de depósito


O Staff500 só disponibiliza para depósito, os cheques vencidos até a data em que está sendo efetuada a operação, evitando, assim que algum cheque seja depositado antes da sua data de vencimento. Podem também ser efetuadas quantas operações forem necessárias num mesmo dia. Caso um depósito tenha sido feito indevidamente, e necessite ser revertido, basta escolher o banco em que foi efetuado o depósito e na movimentação da conta corrente, excluir a operação pressionando ENTER e depois de E de excluir, e os cheques voltarão, novamente para a carteira.
Com ENTER, escolha o banco e agência, para depósito, e confirme o borderô. Poderão ser selecionados os cheques de apenas um banco, informando seu código, caso contrário, passe em branco com ENTER. Deixe o campo “depósito” marcado com X, se preferir que todos os cheques já venham selecionados e prontos para depósito, com opção de desmarcar com ENTER sobre a lista. Ou apague o X e confirme a seleção. Sobre a lista de cheques, marque ou desmarque com ENTER os cheques desejados. Ao final pressione ESC e confirme a impressão, para que a baixa seja efetuada.
Caso algum desses cheques seja devolvido, acesse sua ficha e pressione D de devolvido e ele cairá, automaticamente, na lista negra. Esse cheque só será disponibilizado, novamente, para depósito na primeira devolução, depois disso, a única forma de baixa possível, será por resgate. Enquanto um cheque permanecer na lista negra, todas as transações a prazo ou com cheque estarão bloqueadas para o seu emitente e/ou responsável. Esse cheque permanecerá na lista negra, mesmo depois de liquidado, e sua retirada, caso queira, deverá ser manual. Para isso acesse a lista negra, abra a ficha do cheque e pressione E de excluir.

Boderô de negociação


O beneficiário de um borderô de negociação deve ser previamente cadastrado como fornecedor, pois essa modalidade de baixa é mais utilizada para quitação de documentos de crédito com cheque de terceiros e para isso deve ser informado o número do borderô no ato da baixa. A principal diferença da baixa para depósito, e que podem ser incluídos quaisquer cheques, independente da data de vencimento. O processo é o mesmo utilizado no depósito, porém, o cancelamento da baixa deve ser feita, individualmente, na ficha do cheque, pressionando C para efetuar o cancelamento da baixa.

Borderô de caução


Essa modalidade de baixa é apenas uma prévia de um borderô de depósito. Sempre que um cheque for incluído em um borderô de caução para um determinado banco, ele só poderá ser incluído em depósito desse mesmo banco e já será disponibilizado, automaticamente, na lista.

Borderô de desconto


Nessa opção de baixa, podem ser selecionados quaisquer cheques, porém recomendamos, que caso sua empresa utilize essa modalidade de transação financeira, informe na ficha de cadastro do banco as condições definidas por ele como os dias de prazo e valores máximos e mínimos para desconto, para que sejam selecionados somente os cheques que se enquadrem nesses parâmetros. A forma de finalização é a mesma dos outros borderôs. O valor creditado na conta corrente é o valor integral do borderô. As taxas pagas ao banco decorrentes dessa operação deverão ser debitadas com o lançamento dessa despesa no contas a pagar e quitadas com débito em conta nesse mesmo banco.

Borderô de SPC


Essa forma de baixa é utilizada para imprimir os comprovantes de remessa de cheques ao SPC e só entrarão nessa lista, os cheques constantes da lista negra e que tiveram a devolução informada pela segunda vez. Essa informação ficará gravada na ficha do cliente e só será apagada após o resgate total do cheque.
Os depósitos em dinheiro, se feitos isoladamente, devem ser lançados diretamente na movimentação da conta corrente. Selecione o banco e pressione ENTER para acessar a movimentação e com ENTER, abra a opção e com I de incluir, faça o lançamento do valor depositado. Se o depósito for de cheques e dinheiro, antes de imprimir o borderô de cheques, pressione D de dinheiro e informe o valor.
Outra opção oferecida nesse módulo é transferência entre contas. Para isso acesse a movimentação da conta de origem e pressione T de transferência e serão solicitados os dados da conta de destino.

Carteira devedora


Na carteira devedora estão os cheques emitidos pela sua empresa e poderão ser incluídos manualmente, sendo avulsos, ou por meio das quitações dos documentos no contas a pagar na modalidade cheque. A baixa desses cheques pode ocorrer, automaticamente, na data de vencimento definida no ato da inclusão quando da quitação de um documento, quando será feita a pergunta se a baixa será feita naquele momento, ou, manualmente, pressionando B de baixa na ficha desse cheque.
Os relatórios desse módulo de bancos tratam, basicamente, das disponibilidades de cheques da carteira credora, da modalidade de baixa e extratos bancários, e na carteira devedora, a agenda de compromissos assumidos com os cheques emitidos pela sua empresa.

 

Categoria Pai: Manuais
Categoria: Bancos