Como gerar o sintegra

 

O primeiro passo é utilizar o Gerador do Sintegra para gerar os arquivos do período desejado, que deve ser sempre de um mês completo.

Antes da primeira geração, verifique se os dados da sua empresa estão corretamente preenchidos. Em seguida, insira, ou confira os dados do contador.

Faça uma revisão completa em todos os mapas resumo do período. Verifique na lista se há alguma falha no preenchimento de algum dia, e caso haja, pressione A de alterar, confirme no rodapé, as informações constantes do comprovante da redução Z emitida pelo ECF. Será aberta, em seguida, uma página onde deverão ser inseridas ou confirmadas todas as informações, rigorosamente, como foram impressas. Caso falte algum dia, pressione I de inclui e informe todos dados. Obs.: Se a redução Z for emitida pelo Staff500, uma leitura X com as mesmas informações, estará disponível pressionando ENTER sobre o mapa resumo correspondente. E se desejar reimprimir, numa impressora matricial, uma cópia da redução Z, pressione C de cópia. Caso tenha dúvidas no preenchimento, vá a uma data em que os dados foram lançados, corretamente, e com A de alterar, passe por todos os campos e siga o modelo de lançamento.

Outra informação importante é que as impressoras térmicas informam apenas os contadores do último cupom. Para encontrar o número do primeiro, utilize o número posterior ao último cupom informado no dia anterior.

Agora já pode ser gerado o Sintegra. Mantenha o convênio e a finalidade. A finalidade 2, somente deve ser utilizada quando for feita uma geração para reenvio. Marque X em todos os campos e informe o início e o fim do período. Informe o nome do lote de inventário, somente quando for feita uma remessa conjunta, do contrário, passe pelo campo em branco e dê um nome ao arquivo, de fácil identificação, do tipo fevereiro de 2011 “FEV2011”, sem espaços ou caracteres especiais, e confirme a pergunta. Ao final, será informado o local onde foi gravado o arquivo, para ser copiado ou localizado no validador.

Ao abrir o validador do Sintegra, se houver servidor, selecione o arquivo desejado em Meu Computador > G:\audisoft\staff500\dados\sintegra\arquivo (se a instalação for local, o drive é C) e clique em “validar”. Se apresentar alguma rejeição, vá em “críticas”.

Todas as críticas 60 e suas variações,  são referentes aos mapas resumo e devem ser corrigidas de acordo com as instruções referentes a esse assunto no início do texto e sua data está no início da barra de informações.  As de número 50 e suas variações são referentes às notas fiscais de entrada ou de saída que estarão identificadas em “documento-ítem”. Um dos erros mais comuns, nesse caso,  é a escolha errada do documento fiscal de acordo do CFOP selecionado. Como um CFOP de frete e o documento fiscal informado, sendo nota fiscal 01-A.

Outro erro, também comum, é não observar, corretamente, a série informada no documento. Todos os erros referentes às notas fiscais devem ser corrigidos na própria nota, pois são permitidas as alterações mesmo depois de processadas.

É importante lembrar que a maioria dos erros ocorre nas notas de entrada devido ao uso incorreto das informações tributárias, como CFOP e CST, ou mesmo nas notas fiscais de saída, quando lançadas manualmente. 

Depois de gerado e validado, esse arquivo pode ser copiado e enviado ao contador da empresa, para que seja avaliado e remetido à Receita, ou transmitido pela própria empresa por meio do TED. Porém, essa última opção deve ser feita ou acompanhada pelo contador da empresa, bem como a instalação e operação do programa de remessa, assim como o download e instalação das versões atualizadas do Sintegra.

 

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