Importando um arquivo EFD (SPED) PIS/COFINS gerado pelo Staff500
Neste artigo você aprenderá como importar e validar um arquivo de Escrituração Fiscal Digital (EFD) PIS/COFINS utilizando o PVA (Programa Validador e Assinador) da Secretaria da Fazenda.
Na tela inicial do SPED Fiscal PIS/COFINS clique em Importar Escrituração, destacado em azul.
Escolha o arquivo gerado. À esquerda, escolha Área de trabalho e depois escolha o atalho "Arquivos SPED".
Caso não encontre este atalho, digite, no campo "Nome do arquivo" o caminho G:\audisoft\staff500\dados\spedefd e tecle [ENTER]. (substitua G:\ por C:\ caso não utilize um servidor de dados).
Neste ponto você serão exibidos os arquivos gerados pelo Staff500. Escolha o arquivo que deseja e clique em "Abrir". Os arquivos PIS/COFINS gerados tem o prefixo efd.pis.cofins. Por exemplo, se você pede para gerar o arquivo 03_2011, o Staff500 vai criar o arquivo efd.pis.cofins.03_2011.txt.
Após a importação, escolha "Sim"para efetuar a validação de conteúdo.
Esta primeira fase tem a intenção de gerar os totalizadores do SPED e não significa que o arquivo gerado contém erros. Será exibido um alerta sobre erros. Clique em "Ok".
Clique no botão "Gerar apurações", destacado em azul.
Escolha "Sim".
Clique em "Ok".
Clique no botão "Validar" destacado em azul.
Aguarde a validação.
Caso apareça o alerta de erros, clique em "Ok".
Você deve ver uma tela semelhante a esta.
Nota:
A tela de pendências de validação será apresentada.
Devido ao modelo de funcionamento do programa SPED PIS COFINS da SEFAZ, sempre após clicar em "Gerar apurações", o SPED PIS/COFINS apresentará ao menos dois erros.
Os erros são nos registros M410 e M810, destacados em azul.
Clique no texto "Não se aplica" do registro M410. Será apresentada uma nova tela.
Nesta tela, na aba "Detalhamento das Receitas, clique no botão "Incluir novo registro", que está destacado em azul.
Preencha os campos de acordo com a figura abaixo e clique em salvar.
O resultado deve ser como na figura abaixo.
Clique na aba "Relatórios", destacada em azul, para voltar ao relatório de validação.
A tela de pendências de validação será apresentada novamente.
Clique no texto "Não se aplica" do registro M810. Será apresentada uma nova tela.
Nesta tela, na aba "Detalhamento das Receitas, clique no botão "Incluir novo registro", que está destacado em azul.
Preencha os campos de acordo com a figura abaixo e clique em salvar.
O resultado deve ser como na figura abaixo.
Clique no botão "Verificar Pendências de Escrituração"
SErá exibida esta tela durante a validação.
Até aqui, você fez:
- Importação de umarquivo SPED PIS/COFINS gerado pelo Staff500.
- Gerou as apurações através do programa SPED PIS/COFINS
- Inseriu os campos que são automaticamente excluídos pelo processo de apuração.
Se não houver nenhum outro erro, esta será a tela que será apresentada:
A partir deste ponto, se houver algum erro, este deverá ser analisado e então devidamente corrigido nos lançamentos feitos no Staff500.
Este é um assunto tratado no treinamento avançado de SPED.
Siga também as dicas e manuais em nosso site, audisoft.com.br.