Prepare-se para o SPED em 10 passos!
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Entenda os objetivos |
O SPED tem como objetivos, entre outros:
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Conheça o todo |
O SPED foi instituído pelo Decreto n. 6.022, de 22 de janeiro de 2007, faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento do Governo Federal (PAC 2007-2010). Ele foi criado com o objetivo de integrar e padronizar a fiscalização entre as várias esferas do governo, as administrações tributárias da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, reduzindo o custo da fiscalização e a tornando mais eficaz. |
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Conheça as partes |
O projeto SPED atualmente é formado da seguinte maneira:
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Fique atento aos prazos |
Agora que conhece os desdobramentos do SPED, saiba que os prazos de implantação são diferentes para cada um deles, e ainda existe a variação por Estado e por porte da empresa. Consulte frequentemente o site oficial http://www1.receita.fazenda.gov.br para atualizações. Tome cuidado para não ser vítima dos adiamentos de prazo. Em alguns casos, o prazo é prorrogado, entretanto você ainda fica obrigado a entregar os arquivos retroativos quando requisitado. Por isso, o melhor é se adiantar! |
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Prepare sua estrutura |
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Entenda os riscos |
O projeto SPED, assim como outros como o Sintegra, exige a geração, entrega e armazenamento seguro de arquivos. A falha em qualquer destes casos implica em penalidades como multas ou a impossibilidade de emitir documentos, como notas fiscais de vendas. |
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Entenda os benefícios |
Para os contribuintes, o SPED possibilita a diminuição das obrigações acessórias a serem entregues, propiciando otimizações nos processos de apuração e o cumprimento das obrigações. Esta afirmação pode parecer incorreta, sendo que o SPED aparenta acrescentar tanto trabalho ao dia a dia do contribuinte. Realmente, só aparenta, pois todas essas obrigações existem há muito tempo e eram, em muitas vezes, fornecidos pelo contabilista do contribuinte. |
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Mantenha os cadastros em conformidade |
Os lançamentos de clientes, fornecedores e produtos devem ser rigorosamente verificados para garantir a geração correta dos arquivos exigidos. A simples falta de um NCM em um produto, ou do número no endereço de um cliente causa problemas que invalidam todo o arquivo de um período. |
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Antecipe-se |
O tempo para analisar e avaliar o impacto, quais informações devem ser corrigidas, quais ferramentas devem ser adquiridas, quais cursos fazer, é um processo que pode levar até três meses para ser concluído. Quando você se antecipa, pode gerenciar melhor seus recursos. Se deixar para o último momento e descobrir de repente que foi obrigado, o volume de trabalho pode acabar com seus nervos e com seu bolso. |
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Adapte a cultura da sua empresa |
Todos os procedimentos e informações que serão necessários neste processo serão novidade para a maioria das pessoas que não estão ligadas à contabilidade. Sendo assim, é imprescindível um relacionamento mais próximo do Contador com sua empresa e seu fornecedor de software, pois mais que nunca, você e seus funcionários precisarão falar a mesma língua. |